sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LC: Ciclo da Herança

Muitos aqui, provavelmente, já ouviram falar em Eragon. Talvez não no livro em si, mas no filme que foi lançado em 2006, tendo como trilha sonora a música "Keep Holding On" da Avril Lavigne. A maioria deve ter até visto o filme (que, em minha opinião, foi bem fraquinho). Mas será que vocês sabiam da existência do livro? Ou melhor... Da saga?




* Para quem gosta de ler em inglês, o preço é até mais em conta - Livraria Saraiva.
Logo abaixo da descrição, tem "aproveite e compre junto". Você pode comprar todos os três em inglês por apenas R$56,40! Quase o preço de um em português.

Muitos devem estar se perguntando: "depois daquele filme fraquinho, o que esse livro pode me oferecer?" Bem... Se você é um bom conhecedor de livros, sabe que adaptações cinematográficas quase nunca são referências para a leitura. A maioria não consegue captar a essência real da história, nem filmar cenas importantes, muito menos seguir fielmente tudo o que o livro descreve! E com Eragon tudo isso é dez vezes pior.


Vamos à resenha, então!

Eragon costumava ser apenas o sobrinho de um fazendeiro. Morava em Carvahall com seu tio Garrow e seu primo Roran, era o único a conseguir entrar na Espinha, uma cordilheira que percorre quase toda a Alagaësia (e sair de lá vivo), e ia para a cidade ouvir as histórias de Brom sobre a época em que os Cavaleiros de Dragões lideravam sua terra e não tinham sido traído pelo rei Galbatorix. Tudo isso muda, porém, quando ele encontra uma pedra azul polida nas montanhas enquanto caçava e a leva para casa para tentar vender e comprar carne para sua família.

Quando a pedra quebra e ele descobre que ela não era nada mais nada menos que um ovo de dragão, Eragon começa a entender que havia muito mais no mundo afora que sua pequena vila. Ele agora fazia parte das histórias que o contador de histórias sempre lhe contava!


Nasce, então, Saphira. E apesar de não saber o que fazer, a amizade entre Cavaleiro e dragão cresce tão rapidamente que se torna impossível para Eragon cogitar a ideia de deixá-la. O que o pequeno fazendeiro não percebe, porém, é que a existência de um novo Cavaleiro, após tantos anos, ameaça o reinado de Galbatorix - e é claro que alguém, alguma hora, irá atrás dele.


Quando os Ra'zac (criaturas estranhas e misteriosas que servem ao rei) aparecem em Carvahall e matam seu tio, Eragon decide se vingar. Juntamente com Brom, o contador de histórias, ele vai à caça dos seres e sai de seu mundinho ao norte de Alagaësia e começa a conhecer toda a terra que antes jamais imaginara ver. Vai aprender, também, tudo sobre a época em que os Cavaleiros eram vivos, a lutar, praticar magia e se tornar um real Cavaleiro de Dragão. Mas, principalmente, precisará fazer uma escolha: vai se juntar aos Varden, os rebeldes que estão contra o rei, ou aliará-se a Galbatorix, eliminando quaisquer chances de um dia a terra em que nasceu ser libertada?


A escrita de Paolini é, ao mesmo tempo, simples e singular. É impossível não viajar para dentro da Alagaësia (principalmente, porque no início do livro há um mapa da terra, com o qual podemos nos situar conforme lemos) com Eragon e Brom. As descrições da história são muito bem feitas, os personagens são maravilhosos e as emoções estão sempre à flor da pele.

Nem preciso falar mais nada, não é?

Minha nota: 10

0 criaturas relataram nesta postagem:

Postar um comentário